. Quando usar a expressão posto que: fica a dica

Quando usar a expressão posto que: fica a dica

 



Outra expressão comumente utilizada pelo operador do Direito de forma inadequada, a exemplo do que ocorre com fundiáriosvislumbrar e "eis que", é "posto que". 
 

O que significa "posto que"?

Posto que” é locução concessiva e equivale a “ainda que”, “mesmo que”, “embora”, "se bem que", "conquanto", “apesar de que”.

O professor Adalberto J. Kaspary salienta que  com esse valor que a conjunção aparece nos textos literários clássicos e também na linguagem jurídica tradicional", apresentando os seguintes exemplos:

O homem, posto que seja um, é composto de duas partes muito diversas, alma e corpo; [...] (Antônio Vieira - Sermões, vol. XVI, p. 261).

São suscetíveis do contrato de hipoteca os navios, posto que ainda em construção (CC, art. 825).

No entanto, percebe-se largo uso da expressão “posto que” como sinônimo de porque, já que ou visto que, uso esse "condenável" nas palavras de Adalberto J. Kaspary.

O professor Adalberto esclarece que

Em espanhol, emprega-se posto que (puesto que) com o sentido de porque, visto que, pois (que), porquanto, quer dizer, com valor causal ou explicativo.

Assim, o emprego de posto que com valor causal ou explicativo, em português, seria imitação do espanhol, o que o tornaria condenável do ponto de vista da genuidade idiomática.

Adverte o professor Adalberto que "as gramáticas e os dicionários não registram o moderno valor causal ou explicativo do posto que, .... Por enquanto, convém ter certa cautela, para não passar por distraído, insipiente ou pedante. Afinal, se temos tantas conjunções causais e explicativas inquestionavelmente legítimas (porque, pois [que], visto que, uma vez que, já que, porquanto, etc.), por que fazer uso de expressão tachada de alinígena (de procedência espanhola) ou considerada produto de confusão de duas formas corretas (cruzamento entre pois que e visto que)?"

Portanto, quando se tratar de explicação, prefira a utilização de porque, visto que, já que, uma vez que e não a expressão posto que, que é sinônimo de embora, conquanto e etc.

Fica a dica!


Postar um comentário

0 Comentários