. Suspensão x interrupção do contrato de trabalho: entenda as diferenças

Suspensão x interrupção do contrato de trabalho: entenda as diferenças



Suspensão-interrupção-do-contrato-de-trabalho-diferenças-clt

A suspensão e a interrupção do contrato de trabalho são duas normas trabalhistas que alteram os efeitos normais do contrato de trabalho, que são basicamente a prestação de serviços e o pagamento de salários.

O que é suspensão do contrato de trabalho?

Na suspensão do contrato, o empregado obviamente não presta serviços e não recebe salário durante o período de suspensão, além de o período de suspensão não contar como tempo de serviço para fins de aposentadoria, por exemplo. São exemplos de suspensão do contrato de trabalho: faltas injustificadas, greve, afastamento por doença após o 15º dia e etc.

O que é interrupção do contrato de trabalho?

Na interrupção, apesar de não haver a prestação de serviços, a empresa continua pagando os salários do empregado e o período de afastamento é considerado como tempo de serviço. Exemplos de interrupção: férias, afastamento por doença até o 15º dia, feriados, repousos remunerados (domingos e feriados), licença-paternidade e etc.
É importante registrar que o vínculo de emprego não pode ser extinto durante a suspensão e a interrupção do contrato de trabalho.

Postar um comentário

0 Comentários